Como funciona o laudo de vistoria para consórcio? Entenda aqui
O laudo de vistoria para consórcio é um documento fundamental para quem pensa em adquirir seu novo veículo por meio da modalidade. Sem ele, a administradora não pode dar andamento no pedido, já que ele é obrigatório sempre que há a transferência de propriedade do bem.
Ainda assim, é comum que muitos dos interessados tenham dúvidas sobre o assunto. Por isso, decidimos explicar tudo o que você precisa saber sobre o laudo de vistoria para consórcio. Acompanhe o post e entenda melhor o tema!
O que é o laudo de vistoria para consórcio?
É o mesmo emitido quando um veículo passa por uma mudança de propriedade e tem como objetivo garantir que ele está em condições adequadas de segurança e manutenção, liberando-o para trafegar nas vias dentro do país.
Em um consórcio, o laudo é exigido para que a administradora defira a compra pretendida quando a opção é por um modelo seminovo. Apenas atendendo a esses requisitos é que o participante contemplado pode utilizar a carta de crédito na negociação.
O documento também é obrigatório em casos de mudança no endereço de registro do veículo e alterações em suas características, como cor e motorização.
Como é feita a avaliação?
A vistoria para emissão do laudo começa com a verificação dos documentos do veículo. Além da autenticidade, os vistoriadores conferem se as informações coincidem com as reais características do modelo. Também é verificado se há débitos em aberto, como licenciamento, IPVA e multas.
O próximo passo é avaliar suas condições de conservação, buscando identificar se o veículo oferece a segurança necessária aos passageiros e a todos no trânsito. Esse procedimento leva em conta tanto os sistemas mecânicos quanto elétricos do veículo.
Os equipamentos também são verificados, como cinto de segurança, luzes, kit de ferramentas, retrovisores, velocímetro, buzina e estepe. Se todos esses itens forem aprovados na vistoria, o laudo é emitido. Isso permite que o veículo seja negociado de forma particular ou por meio do consórcio.
Vale destacar que, se não houver aprovação, o vistoriador também deve emitir um laudo de reprovação. Assim, o proprietário fica ciente dos problemas que precisam ser corrigidos e pode submetê-lo à vistoria novamente, depois que as questões apontadas forem sanadas.
Qual é o custo para emitir o laudo de vistoria?
Conseguir o laudo de vistoria para consórcio demanda a procura por empresas que realizam esse tipo de serviço e que são devidamente credenciadas pelo departamento de trânsito do seu estado. Em função disso, o valor cobrado pode variar, tanto entre as empresas quanto em diferentes regiões do país.
Em geral, o valor fica entre R$ 100,00 e R$ 200,00, e deve ser pago diretamente ao prestador desse serviço. As demais taxas relativas à transferência de propriedade devem ser recolhidas junto ao departamento de trânsito.
Como dissemos, é normal que surjam dúvidas envolvendo o laudo de vistoria para consórcio. Logo, procure esclarecer todas elas para ter segurança na hora de utilizar a sua carta de crédito. O ideal é contar com uma boa empresa de consórcio para ser sua parceira nessa conquista.
As informações deste post foram úteis para você? Então, siga a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas sobre consórcio!