O que são grupos de consórcio, como eles funcionam e como entrar em um?
O funcionamento dos grupos de consórcio costuma ser motivo de dúvida para muitos interessados em fazer parte desse negócio. Isso porque, ao adquirir uma cota, você não estará sozinho no objetivo de conquistar a sua carta de crédito, mas lado a lado com pessoas que têm metas parecidas.
Dessa forma, o bom andamento do grupo depende diretamente da participação e colaboração de todos os seus membros. Essa é uma condição fundamental para que cada pessoa seja contemplada até a data final do contrato, sem nenhum contratempo.
Continue lendo este post para entender melhor como funcionam os grupos de consórcio e de que forma você pode entrar em um.
Afinal, o que são grupos de consórcio?
Para entrar em um consórcio, é preciso definir questões como o valor da carta de crédito pretendida e o seu prazo de duração. É com base nessas características que a administradora reúne os cotistas em grupos, de modo que todos tenham condições semelhantes para a contemplação.
Durante a vigência do contrato de consórcio, a administradora realiza assembleias abertas a todos os membros mensalmente. Nesses momentos, são transmitidas informações importantes sobre o andamento do grupo e realizadas as contemplações do mês, tanto por sorteio quanto por oferta de lances.
Cada participante concorre apenas com os integrantes de seu próprio grupo. Além disso, a administradora define quantos receberão a carta de crédito a cada mês, com base nos pagamentos realizados, ou seja, com base no saldo do grupo. Assim, é fundamental que todos mantenham seus pagamentos em dia para que o grupo mantenha seu funcionamento regular.
Quais são os benefícios de participar?
Os benefícios de um consórcio são responsáveis por deixar cada vez mais pessoas interessadas nessa modalidade de investimento. Para a maioria, a principal vantagem é a possibilidade de fazer uma aquisição de grande valor de forma planejada, sem a incidência de juros na operação.
Há também aqueles que buscam o consórcio pela sua burocracia reduzida, que ajuda a tornar a opção mais acessível que os tradicionais financiamentos, por exemplo.
A necessidade de se programar para pagar as parcelas em dia ainda ajuda muitos no desenvolvimento de um planejamento financeiro. Esse é um cuidado que favorece tanto a administração da sua própria cota de consórcio quanto a tomada de decisões envolvendo dinheiro.
Como fazer parte de um grupo de consórcio?
Existem duas possibilidades para quem quer fazer parte de um grupo de consórcio: entrar em um que está em formação ou que já esteja em andamento.
Para ser incluído no grupo em formação, basta procurar pela administradora ou seus representantes autorizados para manifestar o interesse em adquirir uma cota de consórcio.
Se a opção for ingressar em um grupo em andamento, verifique com a administradora ou seus representantes autorizados sobre as possibilidades até que identifique uma proposta que atenda melhor suas expectativas.
Caso precise sair de um grupo de consórcio, informe esse desejo à administradora e veja as possibilidades que ela oferece para que sua participação seja encerrada. Também é possível transferir sua cota, encontrando alguém interessado em ocupar o seu lugar no grupo.
Restou alguma dúvida sobre o assunto? Aproveite a seção de comentários abaixo e compartilhe suas questões conosco!