Como pagar as contas em dia? Confira nossas 5 dicas
Saber como pagar as contas em dia e não desorganizar o orçamento é essencial para evitar prejuízos com multas e juros. Os atrasos também podem resultar na inscrição do nome em cadastros de inadimplentes e na queda do Score de crédito, condições que prejudicam a análise para liberação de crediários, empréstimos, financiamentos e outros negócios.
Problemas com a organização financeira ou até o esquecimento podem atrapalhar os seus planos de manter todas as obrigações em dia. Para evitar que isso ocorra, preparamos uma lista com 5 dicas essenciais para você organizar seus pagamentos e não ter mais atrasos. Confira!
1. Tenha uma agenda com os vencimentos
Organize a sua agenda anotando as datas de vencimento. Já que a maioria das contas são recorrentes, como aluguel, plano de saúde e cartões de crédito, isso ajuda a fixar o dia dos pagamentos de cada parcela.
Sempre que fizer uma nova conta, anote na agenda para se acostumar com esse compromisso e verificar se terá condições de arcar com a dívida. Para completar, adote o hábito de conferir as anotações diariamente, pois assim você não esquece nenhum boleto.
2. Centralize as datas de vencimento
Outra dica sobre como pagar as contas em dia é centralizar as datas de vencimento. A maioria dos serviços aceita essa definição, então, tente sempre manter tudo no mesmo dia ou distribuir em 2-3 dias diferentes, caso precise dividir os pagamentos.
Quanto menos datas, mais fácil lembrar de quitar todas as dívidas no dia certo. O controle da agenda também passa a ser mais simples nesses casos. Você pode alterar a data de serviços como energia elétrica, água, telefonia e cartões de crédito facilmente, entrando em contato com o credor. Então, aproveite para colocar a dica em prática.
3. Utilize o débito automático
Outra forma de ajudar no pagamento em dia é utilizar o débito automático. Diversas contas e instituições financeiras ofertam essa opção para facilitar o dia a dia do consumidor. Você autoriza a realização do desconto diretamente em sua conta, na data de vencimento.
Dessa maneira, não há riscos de esquecer de pagar a conta, mas é preciso ter atenção para manter saldo disponível sempre na data do vencimento. Mensalmente, confira todos os pagamentos e os valores cobrados para identificar eventuais erros e tomar as medidas cabíveis.
4. Programe os pagamentos na conta
Se você não tem a opção de débito automático ou ainda prefere os pagamentos manuais, que tal programar o pagamento? Utilize a função de agendamento da sua conta e escolha a data para fazer o desconto do valor. Só tenha cuidado para que o saldo permaneça disponível até que a conta seja paga.
Você pode fazer isso assim que o boleto chegar, pois o dinheiro só será necessário na data de pagamento. Assim, também não há riscos de deixar uma conta para trás e precisar arcar com multas e juros.
5. Utilize aplicativos de finanças
Para ajudar com todo o controle financeiro, incluindo as contas pendentes, utilize aplicativos. Além de funções de agenda e lembretes de pagamento, eles têm funcionalidades para ajudar na organização do orçamento familiar, como controle de rendas e despesas.
A melhor formar de aprender como pagar as contas em dia é criar um controle do orçamento e investir na educação financeira, o que também ajudará a economizar no dia a dia e a encontrar os melhores investimentos.
Se você gostou do post, não se esqueça de seguir nossas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube — para acompanhar outras dicas sobre saúde financeira!